GRIPE - INFLUENZA

O que previne:

A gripe, ou influenza, é prevenível por vacina e está entre as viroses mais frequentes em todo o mundo. Ela pode causar complicações principalmente em crianças pequenas, idosos, gestantes e pessoas com comprometimento da saúde (portadores de doença cardíaca ou respiratória, diabetes, trissomias, obesidade, deficiência da imunidade, entre outras).

Estudos revelam que a gripe causada pelo vírus influenza compromete a saúde de 21%-29% das crianças e de 4%-9% dos adultos em todo o mundo anualmente. Em muito casos, a infecção pode levar a hospitalização e morte, especialmente entre os muito jovens, idosos ou doentes crônicos, grupos de maior risco. Estima-se que as epidemias anuais de gripe resultem na morte de aproximadamente 498 mil pessoas e cerca de 4,7 milhões de casos graves da doença no mundo.

Com início inesperado, os sintomas da gripe são: dores no corpo, dor de cabeça, dor de garganta, febre, calafrios, tremores, tosse seca, perda de apetite e coriza.

A pneumonia é a principal complicação e causa de morte em decorrência da gripe e as vacinas de gripe (trivalente ou quadrivalente) previnem da doença e evitam que você transmita o vírus influenza para outras pessoas.

A transmissão inicia 24 horas antes dos sintomas e dura de cinco a dez dias após o surgimento. Em pessoas com imunidade comprometida e crianças esse período pode durar mais tempo.

A gripe é causada por mais de um tipo de vírus influenza, classificados como A e B, e cada um possui subtipos. Os associados ao tipo A recebem nomes como, por exemplo, A(H1N1), A(H3N2) e A(H7N9), sendo os dois primeiros os que circulam entre humanos atualmente. Já os vírus tipo B são classificados como de linhagem Victoria e linhagem Yamagata.

Os vírus influenza A estão sempre se modificando com o objetivo de enganar os agentes responsáveis pela defesa do organismo, os anticorpos. Essa capacidade de mutação e produção de novos tipos faz com que seja necessária uma atenção constante em todo o mundo. A partir de informações cedidas pelos centros coordenados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é definida a composição das vacinas que serão indicadas a quem vive no hemisfério Sul ou no hemisfério Norte anualmente. Isso torna necessária a vacinação anual a melhor forma de prevenir contra a gripe.

Sobre as vacinas disponíveis:

  • Vacina de Gripe Trivalente, com duas cepas de vírus A e uma cepa de vírus B;
  • Vacina de Gripe Quadrivalente, com duas cepas de vírus A e duas cepas de vírus B.

As vacinas são inativadas, portanto, não tem como causar a doença.

A formulação das vacinas contém proteínas de diferentes cepas do vírus Influenza que são definidas anualmente conforme orientação da OMS, organização que realiza a vigilância nos hemisférios Sul e Norte. Como as cepas vacinais são cultivadas em ovos embrionados de galinha, as vacinas contêm traços de proteínas do ovo em sua composição.

Cuidados especiais para a vacinação contra a gripe:

  • Em caso de temperatura acima de 37,8 graus (febre), a vacinação deverá ser adiada até que ocorra melhora.
  • Pessoas com histórico de alergia grave ao ovo de galinha, com sinais de anafilaxia, devem receber a vacina em ambiente com condições de atendimento de reações anafiláticas, como a clínica de vacinas Sorocaba Vacinas e permanecer em observação por pelo menos 30 minutos.
  • Recomenda-se utilizar compressas frias para aliviar a reação no local da aplicação. Em casos mais severos e sob recomendação médica, pode-se usar medicação para dor.
  • Qualquer sintoma adverso que se prolongar por mais de 72 horas, deve ser investigado para verificação de suas causas.

Pessoas de qualquer idade que convivem com portadores de hanseníase (lepra).